O que é CRM?
Gestão de Relacionamento com o Cliente

CRM é a sigla para Gestão de Relacionamento com o Cliente, que em português significa gestão de relacionamento com o cliente.
Trata-se de um conjunto de práticas, estratégias e ferramentas usadas pelas empresas para gerir e analisar as interações e dados dos clientes ao longo do seu ciclo de vida, com o objetivo de melhorar o relacionamento com eles e otimizar a experiência do cliente.
O CRM pode incluir:
Software
Existem sistemas específicos de CRM que ajudam a automatizar e centralizar as informações dos clientes, como contactos, histórico de interações, preferências e compras.
Processos
Métodos e estratégias para captar, organizar e utilizar as informações dos clientes para personalizar o atendimento e oferecer soluções mais adequadas.
Estratégias
Abordagens para criar e manter um relacionamento positivo com os clientes, promovendo a fidelização e o aumento da satisfação.
Utilizando um sistema de CRM, as empresas podem melhorar a eficiência das suas operações, personalizar a comunicação com os clientes e, consequentemente, aumentar as oportunidades de vendas e a lealdade dos clientes.

Para que serve um CRM?
O CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta essencial para gerir relacionamentos com os clientes. Permite que as empresas registem e acompanhem interações, anotações e detalhes relevantes sobre os seus clientes. Com o CRM, pode:
Centralizar informações
Todas as equipas (vendas, marketing, atendimento ao cliente) têm acesso a uma base de dados partilhada com informações sobre os clientes.
Melhorar a experiência do cliente
Com dados atualizados, pode personalizar o atendimento e oferecer soluções específicas para cada cliente.
Aumentar as vendas
O CRM ajuda a identificar oportunidades de venda, acompanhar leads e gerir o funil de vendas.
Integrar processos
Simplifica tarefas, como enviar e-mails, agendar reuniões e acompanhar o histórico de compras.